pq projetar em bim

Por que o BIM é fundamental nos projetos?

Por que o BIM é fundamental nos projetos?

Primeiramente, BIM, Building Information Modeling, é uma metodologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto para a construção.

Enquanto o CAD permite o desenho em duas ou três dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a quarta e a quinta dimensões, que é o falo de relacionar o tempo e custos ao modelo em três dimensões.

Dessa forma, permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto.

Bem como, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

por que utilizar a plataforma bim
Imagem: utilizar BIM é fundamental.

Partes envolvidas no processo

Em qualquer projeto e construção há infinitos participantes e interações diversas entre as partes.

Os projetos são multidisciplinares e incluem informações que nem todos gerenciam.

Então, quem é responsável pelo que em cada projeto? Até onde minha responsabilidade vai e onde a sua começa? O BIM permite ordenar a complexidade desse processo.

É importante esclarecer a diferença entre o BIM e programas como o Revit, o ArchiCAD e outros semelhantes: o BIM é um sistema de trabalho, enquanto o Revit e o ArchiCAD são softwares onde esse sistema pode ser aplicado.

Portanto, eles se complementam e permitem que o trabalho do arquiteto ou engenheiro seja realizado de forma eficiente.

Para gerenciar todo o processo e determinar qual membro da equipe ficará responsável por cada etapa e por cada parte do projeto, entra em cena um profissional chamado de BIM manager ou gestor BIM.

A função desse membro da equipe é a de nutrir a equipe com as informações iniciais definidas para o projeto.

Bem como, acompanhar o desenvolvimento e coordenar o desenvolvimento do mesmo.

Dessa forma, não existe um único dono do projeto, mas sim, cada peça da engrenagem, ou seja, cada membro da equipe faz-se importante no processo.

Fornecedores de materiais

Os projetos modelados em BIM podem incluir os produtos e materiais reais que serão utilizados para construção.

Bem como, incorporando sua geometria, suas características, suas especificações e as informações para adquiri-las se forem aprovados.

Os fornecedores desempenham um papel fundamental nesta constelação de atores, pois, com eles, estamos em constante relacionamento para definir com que o projeto será construído, e essa relação é diária.

O BIM pode ser entendido, então, como uma espécie de catálogo de materiais modelados, melhorando a maneira como as especificações técnicas do projeto são transferidas para os responsáveis pela construção.

Existem sites que abrigam enormes bibliotecas de produtos, permitindo que você baixe modelos específicos para serem imediatamente incorporados ao projeto de arquitetura e, assim, economizar o tempo que a especificação subsequente levaria.

Benefícios

Com toda essa informação carregada, o sistema não só melhora a qualidade do trabalho, mas também reduz a tomada de decisões.

Nesse aspecto, ocorre a redução de mudanças de última hora durante o processo de construção, solucionando problemas virtualmente e reduzindo os custos gerais do projeto.

Além disso, cada um dos elementos tem seus próprios atributos e está relacionado especificamente e parametricamente com os outros objetos do projeto.

Ou seja, se um desses objetos for modificado, os que dependem dele também mudarão automaticamente.

Desta forma, o BIM permite o trabalho conjunto de arquitetos, clientes, construtores, engenheiros e outros atores relevantes em um único processo inteligente e compartilhado.

projeto bim Gonzalo De la Parra
Imagem: projeto de Gonzalo De la Parra

Entenda como o BIM contribui para as seguintes áreas

Gestão e Negócios

No BIM existem softwares que facilitam a gestão do processo de projetos, tanto em relação ao desenvolvimento de projeto, como da gestão, operação, logística e manutenção da obra.

Como se trata de um modelo inteligente, as informações dadas não se restringem apenas em termos de materiais, mas também em termos de tipo de objetos, suas funcionalidades e como devem ser operados.

Os pontos positivos para quem faz uso do BIM são muitos, principalmente quando se fala em economia de tempo e recursos.

Uma vez que as ferramentas oferecem todo um planejamento inicial e o mais assertivo possível.

Desta forma, até o processo de construção é facilitado e ocorre de maneira mais rápida.

Projetos Arquitetônicos

Em relação aos arquitetos, eles utilizam o BIM para acelerar o processo de projetos, cuja produtividade pode aumentar em até 75%.

Desta forma, quando se opta pelo modelo 3D, ele já gera cortes, fachadas, planta baixa, planta de forro, gera todos os desenhos de forma automática.

Bem como, de acordo com as normas exigidas pelas legislações municipais e pelo corpo de bombeiros, por exemplo.

Claro que todas essas informações precisam ser configuradas anteriormente. O primordial é você ter um template, ou seja, um arquivo base com todos essas pré-configurações definidas para o seu escritório.

Assim, você terá um ganho de produtividade enorme. Pois, não será necessário editar todas as informações novamente, apenas deverá aplicá-las ao projeto.

Engenharia

Nesta área o BIM também desempenha um papel muito importante porque os projetos na engenharia precisam ser bem detalhados.

E o volume desses projetos é maior em relação ao arquitetônico, porque existem os de elétrica, hidrossanitário, de infraestrutura, estrutura, planejamento, orçamento, ar condicionado, combate ao incêndio, entre outros.

Da mesma forma como no item anterior, as ferramentas aceleram a produção do desenho.

Mas, principalmente, integram e compatibilizam todos os projetos, o que resulta em uma visão mais completa da obra.

Assim, deixam de ser apenas projetos só de engenharia ou só de arquitetura.

Mas sim, projetos completos, integrados e compatibilizados que funcionam como uma obra real, considerando inclusive os processos de operação e manutenção.

Conclusão do porquê é fundamental usar BIM

Em suma, o BIM é uma metodologia que chegou para transformar a indústria da construção civil mundial.

Nesse aspecto, as possibilidades de desenvolvimento de projetos são imensas. Ficando todas as informações disponíveis para toda a equipe de projeto a todo momento.

Evitando assim, retrabalhos, erros na etapa de execução e, principalmente, otimizando os custos de todo o processo de projeto.

3 comentários em “Por que o BIM é fundamental nos projetos?”

  1. Pingback: ABNT NBR 9050: veja o que mudou! Arquitetura | Utilizando BIM

  2. Pingback: O que é interoperabilidade? | Utilizando BIM

  3. Pingback: Como fazer um projeto sustentável | Utilizando BIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *