construção industrializada

Guia completo: BIM 10D construção industrializada

Os “D’s” do BIM

Nesta sequência de artigos, estamos explicando sobre os “D’s” do BIM. Já falamos sobre o BIM 3D modelo tridimensional, BIM 4D cronograma e planejamento, BIM 5D orçamentação, BIM 6D sustentabilidade, BIM 7D gestão das instalações, BIM 8D segurança e BIM 9D lean construction.

Por fim, vamos falar sobre BIM 10D construção industrializada.

dimensões do bim
Imagem: dimensões do BIM, do 3D ao 10D.

O que é BIM 10D construção industrializada?

Em suma, a metodologia BIM, Building Information Modeling, é o processo de programação, criação, construção e gerenciamento de dados.

Desde o início, o projeto deve ser feito de modo colaborativo, usando tecnologias baseadas em modelagem 3D digital vinculada a um banco de dados que abrange todo o ciclo de vida de um edifício ou a infraestrutura.

Ou seja, o BIM integra dados físicos, ambientais, comerciais e funcionais a cada um de seus componentes, peças e sistemas.

Entretanto, existem obstáculos que vão de encontro com a produtividade do setor de construção.

Atualmente, com o uso da filosofia lean em um ambiente BIM, o objetivo é a busca por uma melhoraria na produtividade de cada fase do ciclo de vida da construção.

Tanto na etapa de projeto, quanto na implementação e gerenciamento da infraestrutura ou equipamentos. Pois, construção industrializada é o objetivo.

Logo, todas as dimensões do BIM têm como objetivo comum, a décima dimensão.

Teoria dos 10D’s do BIM

O professor Ignasi Pérez Arnal criou a Teoria dos 10D’s do BIM, na qual diz que ficou perfeita. Para isso, foi desenvolvido um ciclo que incluiu durante o processo de trabalho o tridente tools / means / purpose (em português, ferramentas / meios / finalidade).

Uma vez que, o objetivo é ajudar a entender o processo de construção como ferramentas digitais de modelagem tridimensional em conjunto com um banco de dados.

Dessa forma, esse processo o levou a uma nova maneira de trabalho que seria chamado de processos colaborativos.

Segundo o professor Arnal, a teoria sobre as dez dimensões do BIM abrange todo o ciclo de projeto e execução de uma construção.

Portanto, o objetivo final é alinhar todos os agentes que participam do ciclo de vida de um edifício ou de uma infraestrutura, para chegar ao estágio de construção industrializada.

as 10 dimensões do bim para a construção
Imagem: união das dez dimensões do BIM para a construção.

Quais são os 10D’s?

Iniciando pela dimensão 1D, que implica na implantação de protocolos BIM em um país ou organização, ou seja, elaborar leis e contratos determinando o uso obrigatório do BIM em obras públicas.

Logo depois, a segunda dimensão é baseada na introdução de fluxos de trabalho colaborativos e envolve as novas formas de contratar e criar um compromisso com soluções integradas de gerenciamento.

Em sequência, a dimensão 3D lida com modelagem digital e a adição de informações ao modelo tridimensional, o que traz identificação de colisão, captura de realidade, produtos BIM, entre outros elementos necessários.

Vinculada a anterior, a quarta dimensão é sobre o tempo, o planejamento temporal precisamente vinculado a cada um dos elementos modelados, verificando se há conflitos que podem atrasar a construção.

Conectada a 4D, a dimensão cinco trata da economia do projeto ou como cada elemento BIM é sincronizado com seu preço, origem, instalação e os custos de manutenção.

A sexta dimensão é uma das batalhas do nosso século, a sustentabilidade dos nossos projetos, com construções focadas na eficiência energética.

Já a 7D é dedicada à operação e manutenção de instalações construídas e bens manufaturados, buscando fazer a análise do ciclo de vida do projeto.

Enquanto a oitava dimensão diz respeito a primeira prioridade nos países nórdicos, que é sobre o conceito de Acidente Zero, para segurança e saúde durante o projeto, trabalho e fase de manutenção. Bem como, o fluxo de trabalho para alcançar real como construído da construção, as built.

A nona dimensão do BIM é sobre a introdução da filosofia de gestão lean no setor da construção, chamada de Construção Enxuta.

Por fim, todas as dimensões têm como objetivo comum a dimensão 10D, para industrializar e tornar o setor da construção civil mais produtivo, integrando as novas tecnologias por meio de sua digitalização.

curso revit direto ao ponto

7 comentários em “Guia completo: BIM 10D construção industrializada”

  1. Alyx Diêgo Oliveira Silva

    Parabéns José Daros, não sabia dessa definições do BIM 9D e 10D, realmente acho que agora ficou mais completo. Você sabe me informar se essa definição já esta validada ou é apenas uma projeção feita pelo Professor Arnal? Obrigado pelo rico conteúdo!

    1. Muito obrigado pelo feedback, Alyx! Essa definição foi adotada de forma mais didática, fazendo a conexão entre o BIM e a mentalidade lean, por exemplo. Como o lean e a construção industrializada são pré-existentes, a ideia é fazer com que os conceitos sejam aplicados dentro da metodologia BIM, a fim de explorar as inúmeras possibilidades no campo da construção civil.

  2. Pingback: Revit: o que é, como usar o programa e principais vantagens

  3. Pingback: Como fazer um projeto sustentável | Utilizando BIM

  4. Pingback: União do BIM 3D, 4D e 5D na prática | Utilizando BIM

  5. Pingback: As Dimensões do BIM - Atrium

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *