Guia completo: BIM 4D cronograma

O que é BIM 4D?

Primeiramente, percebe-se que no cenário atual da construção civil, os projetos estão fornecendo um nível de detalhe mais aprofundado sobre o objeto de estudo.

Entretanto, é necessário organizar toda essa geração de dados para minimizar o volume de informações não pertinentes.

Assim, para atingir melhor eficiência e aproveitamento do projeto, é necessário entender os significados e aplicações das dimensões dos processos BIM (Building Information Modeling).

Na representação 3D é observada a edificação em três dimensões, ou seja, o projeto é visto em um ambiente virtual, facilitando a compreensão e diminuindo possíveis falhas de compatibilização com outros projetos, por meio do clash detection (detecção de interferências).

No BIM 4D, os elementos gráficos da edificação podem ser atrelados ao planejamento para a construção, ou seja, é possível integrar o modelo 3D ao cronograma da obra.

Desta forma, os dados gerados devem corresponder com a realidade do empreendimento, desta forma, o gestor da obra pode acompanhar o avanço físico da construção e comparar com o planejado.

BIM 4D cronograma
Imagem: BIM 4D: planejamento de projeto.

Programas mais conhecidos

Existem dois softwares que se destacam como as ferramentas mais conhecidas para planejamento de projetos neste mercado, MS Project e Navisworks.

MS Project

O programa foi desenvolvido pela Microsoft e a interface é similar à do Excel.

Os principais diferenciais são: sistema robusto e possibilidade de uso em vários tipos de projetos: construção civil, logística, administração e organizacional.

Inclusive, o usuário pode desenvolver no programa o planejamento de obras através de recursos como análise das cargas de trabalho, rastreamento de progresso e gerenciamento de orçamento.

Também é possível recalcular cronogramas e o programa permite ver como as mudanças ou atrasos em uma parte do projeto podem afetar o planejamento como um todo.

MS project interface
Imagem: BIM 4D: planejamento de projeto no MS Project.

Navisworks

O software foi desenvolvido pela Autodesk, mesma produtora do Revit. O programa permite coordenar e planejar projetos através de simulações e análises.

Assim, entre as principais funcionalidades, podemos destacar as ferramentas de medição e criação de modelos 3D realistas.

Bem como, a quantificação 2D e 3D dos recursos e a detecção e gerenciamento de conflitos e interferências.

Navisworks interface
Imagem: BIM 4D: planejamento de projeto no Navisworks.

Conclusão

Em suma, podemos perceber como há muitos benefícios com a utilização do BIM 4D para realização dos projetos, visando o planejamento do cronograma da obra.

Por fim, um dos grandes ganhos para os participantes do projeto é a otimização de planejamento, bem como para os construtores e fabricantes, que podem otimizar as suas atividades de construção e coordenação de equipe.

1 comentário em “Guia completo: BIM 4D cronograma”

  1. Pingback: Como fazer a gestão das instalações da edificação | Utilizando BIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *