bep plano de execução bim

O que é o Plano de Execução BIM?

Em primeiro lugar, todo projeto, independente da área que esteja sendo executado, precisa de um planejamento.

Desse modo, O BEP, BIM Execution Plan (em português, Plano de Execução BIM), ou BIM Mandate é o desenvolvimento de um plano, criado para facilitar o gerenciamento de informações de um projeto BIM (Building Information Modeling).

Assim, define-se como um documento elaborado pelos fornecedores (escritórios de arquitetura ou engenharia, por exemplo) para explicar e detalhar como os aspectos de modelagem das informações de um projeto serão realizados.

plano de execução BIM
Imagem: documentos para o Plano de Execução BIM.

Além disso, esse documento deve incluir um detalhamento do processo de trabalho dentro do modelo BIM, as responsabilidades de cada um dos envolvidos e uma estratégia de desenvolvimento.

Desta forma, deve-se ter informações do tipo: definições de projeto e construção (padrões de entregas, representação gráfica, definições de obra e construção e memoriais descritivos); envolvidos e fluxo de trabalho no projeto; uso e objetivos dos modelos; indicar extensões de entrada e saídas, softwares e versões; como o modelo será gerenciado e mantido dentro da empresa: formatar padrão de nomenclaturas de arquivos, bibliotecas e etc. e cronograma de projeto.

Portanto, essas e outras padronizações são necessárias para garantir a conclusão bem-sucedida do projeto. Elas deverão estar contempladas no BEP ou BIM Mandate.

O que é o Plano de Execução de Projeto?

Também temos o PEP, Project Execution Plan (em português, Plano de Execução do Projeto), que é um documento semelhante, mas trata da execução do projeto em si, deixando claro em qual etapa o projeto se inicia e em qual etapa ele termina, qual o LOD (Nível de desenvolvimento) adotado em cada etapa, o que será entregue no final, prazos e metodologias de modelagem aplicado em cada caso.

plano de execução BIM BEP
Imagem: estrutura do Plano de Execução BIM.

Quem criou?

Em virtude da necessidade da criação de um plano, o buildingSMART alliance™ (bSa) Project criou, em parceria com a The Computer Integrated Construction (CIC) Research Group da Pennsylvania State University o BIM Project Execution Planning Guide V 2.0 (Guia para Planejamento de Execução BIM).

Logo, esse guia é um procedimento estruturado para criar e implementar o BPEP, Plano de Execução do Projeto BIM.

BPEP project execution planning guide
Imagem: Guia para planejamento de execução BIM.

Como o guia é dividido?

Afim de contemplar todas as áreas do planejamento, o guia foi dividido em quatro etapas:

  1. Identificar usos BIM de alto valor durante o planejamento, projeto, construção e fases de operação;
  2. Projetar o processo de execução do BIM criando mapas de processo;
  3. Definir as entregas BIM na forma de troca de informações;
  4. Desenvolver a infraestrutura na forma de contratos, procedimentos de comunicação, tecnologia e controle de qualidade para apoiar a implementação.
project execution planning guide BPEP
Imagem: Procedimento do Planejamento de Execução de Projeto BIM.

Conclusão

Portanto, o objetivo do desenvolvimento desse procedimento estruturado é estimular o planejamento e a comunicação direta entre a equipe durante as fases iniciais de um projeto.

Inclusive, é importante destacar que como não há um único melhor método para a implementação do BIM em cada projeto, cada equipe deve projetar uma estratégia de execução personalizada, compreendendo os objetivos do projeto, as características do projeto e a capacidade dos membros da equipe.

curso revit direto ao ponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *