o que é a metodologia bim

O que é BIM?

Entenda o Building Information Modeling

Está cada vez mais evidente a necessidade de se entender o que é BIM, Building Information Modeling (em português, Modelagem da Informação da Construção).

Assim sendo, é nítido que no campo da construção civil, estão implícitos inúmeros benefícios para os projetos de arquitetura e engenharia civil por todo o mundo.

O BIM é uma série de softwares, métodos e processos utilizados para dar suporte ao longo das fases do projeto, ou seja, ele permite a gestão da informação por todo o ciclo da edificação.

Inicialmente, ele era usado para desenvolver projetos arquitetônicos, mas hoje, o BIM se faz necessário independente do porte da edificação, pois é preciso ter informações mais detalhadas para otimizar custos e evitar contratempos durante a construção e operação da edificação. 

sequência do projeto bim
Imagem: sequência do projeto BIM.

Os softwares BIM permitem melhor análise e controle do que processos manuais, oferecendo assim, quando o projeto está concluído, uma versão digital completa da construção.

Nesta versão, estão contidos todos os dados necessários para a construção da edificação, sendo uma representação 3D mais precisa do produto final, diferente do desenho em 2D, que é uma representação planificada do que será construído.

Existem dois “BIM”

O primeiro é o Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção), como vimos, pode ser definido como um processo que permite a gestão da informação por todo o ciclo da edificação.

O segundo é o Building Information Models (Modelos da Informação da Construção), que são o conjunto de modelos em 3D com todas as informações necessárias embutidas, assim formando a sustentação do processo do Building Information Modeling.

o que é bim
Imagem: documentação BIM.

Na prática

National BIM Standard-United States® (NBIMS-US™) define a Modelagem da Informação da Construção como uma fonte de conhecimentos compartilhados para a geração de informações sobre um empreendimento, e também destaca a colaboração dos participantes como um dos principais motores da prática.

Desse modo, os usuários e empresas enumeram vários benefícios do BIM, descrevendo a otimização nos cronogramas, melhor análise de risco, mais processos colaborativos e um melhor gerenciamento de instalações.

O software BIM também oferece a oportunidade de tentar soluções antes da construção da edificação física, desenvolvendo e executando modelos virtualmente.

Por fim, os integrantes podem compreender e revisar o projeto com mais facilidade, contribuindo para garantir sua precisão, integridade e avaliar alternativas em termos de custo e outros parâmetros do projeto.

fluxo de trabalho bim
Imagem: fluxo de trabalho BIM.