lod nível de desenvolvimento em bim

O que é LOD em um projeto BIM?

Início de projeto

Inicialmente, quando começamos a projetar uma construção em BIM (Building Information Modeling), definimos o níveis de detalhamento e o LOD, nível de desenvolvimento, para cada etapa do projeto.

O que é LOD?

Em primeiro lugar, a especificação do LOD, Level of Development (em português, Nível de desenvolvimento), é uma ferramenta de referência criada para melhorar a qualidade de comunicação entre os usuários de BIM, Building Information Models (em português, Modelos da Informação da Construção), sobre as características dos elementos nos modelos.

Quem criou?

Essa especificação foi desenvolvida pelo AIA, American Institute of Architects (em português, Instituto Americano de Arquitetos), para a Exposição de Dados Digitais BIM E202-2009.

Após esse evento, ela foi atualizada para o Formulário de Protocolo BIM do Projeto G202-2013 do AIA, fornecendo definições e ilustrações de elementos BIM de distintos sistemas de diferentes estágios de seu desenvolvimento e uso no processo de projeto e construção.

lod 100 ao lod 500 bim
Imagem: níveis de desenvolvimento em um projeto BIM, LOD 100 ao LOD 500.

Por que foi criado?

O modelo BIM apresenta informações e representações gráficas de um projeto de construção na forma de elementos tridimensionais (por exemplo: janela, portas, paredes, etc.).

Dessa forma, o esquema LOD do AIA foi desenvolvido para fornecer, de forma mais sistemática, maior confiança em um elemento modelado. Dessa maneira, com as definições do AIA, a indústria se beneficia de um projeto mais detalhado.

Do mesmo modo, as discussões dentro do BIMForum levaram a criação de uma força-tarefa multidisciplinar para desenvolver e manter a especificação LOD.

Entretanto, vale ressaltar que ela não prescreve os níveis de desenvolvimento para cada etapa do projeto, esta determinação é deixada para a equipe que fará o projeto.

curso revit direto ao ponto

Níveis de LOD

A especificação LOD aborda entre o LOD 100 e o LOD 400, não alcançando o LOD 500, pois este está relacionado com a verificação em campo, as built, e não é uma indicação de progressão para um nível mais alto de geometria ou informação. Veja abaixo as definições fundamentais do LOD:

LOD 100

São elementos do modelo que podem ser representados graficamente ou por símbolos que mostram a existência de um componente, mas não sua forma, tamanho ou localização precisa.

lod 100 bim
Imagem: exemplo LOD 100.

LOD 200

Agora os elementos já podem ser reconhecidos como os componentes que eles representam, mas deve ser considerado de forma aproximada (tamanho, forma, localização e orientação), informações não gráficas podem ser adicionas ao elemento.

lod 200 bim
Imagem: exemplo LOD 200.

LOD 300

A quantidade, tamanho, forma, localização e orientação do elemento, conforme projetado, podem ser medidos diretamente no modelo sem referir-se a informações não modeladas, como anotações ou chamadas de dimensão.

Dessa maneira, a origem do projeto é definida e a elemento está localizado com precisão em relação à origem do projeto, informações não gráficas podem ser adicionas ao elemento.

los 300 bim
Imagem: exemplo LOD 300.

LOD 350

O elemento é representado graficamente dentro do modelo como um sistema, objeto ou conjunto específico em termos de quantidade, tamanho, forma, localização, orientação e interfaces com outros sistemas de construção, informações não gráficas podem ser adicionas ao elemento;

lod 350 bim
Imagem: exemplo LOD 350.

LOD 400

Um elemento deste LOD é modelado com detalhes e precisão suficientes para a fabricação do representado componente.

A quantidade, tamanho, forma, localização e orientação do elemento, conforme projetado, podem ser medidos diretamente a partir do modelo, informações não gráficas podem ser adicionas ao elemento;

lod 400 bim
Imagem: exemplo LOD 400.

LOD 500

Se refere a verificação de campo e não é uma indicação de progressão para um nível mais alto de geometria do elemento ou informação não gráfica.

A representação é verificada em campo em termos de tamanho, forma, localização, quantidade e orientação.

Conclusão

Em suma, é importante definir qual o nível de desenvolvimento que o projeto terá, para que todos da equipe fiquem cientes sobre as características dos elementos nos modelos.

lod nível de desenvolvimento
Imagem: níveis de desenvolvimento em um projeto BIM, LOD 100 ao LOD 500.

e-book dimensões do BIM

2 comentários em “O que é LOD em um projeto BIM?”

  1. Pingback: O que é o Plano de Execução BIM? | Utilizando BIM

  2. Pingback: O que é as built na construção civil? | Utilizando BIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *