plugins para revit

5 plugins para Revit que são essenciais

Você já deve conhecer alguns plugins para Revit, principalmente se você utiliza este software BIM, certo?

Os plugins para Revit tem a intenção de facilitar o seu trabalho, otimizando seu tempo e obtendo uma melhor produtividade durante o projeto.

Eles podem variar conforme o seu trabalho, ou seja, existem plugins voltados para arquitetura, para MEP, estrutura, render, entre outros.

Em outras palavras, basta você utilizar aquele que melhor lhe servir e, por isso, hoje trouxemos algumas opções que podem ser interessantes para você!

Vamos trazer detalhes sobre cinco plugins, passando suas utilidades e funções.

E caso você julgar útil, utilize-os! Pois, certamente, são essenciais para se ter no Revit.

Sem mais delongas, hoje trouxemos 5 plugins para Revit que utilizamos basicamente todos os dias em nossos projetos.

Confira a lista e aproveite!

Onbox App

O “queridinho” da galera é o Onbox App. Talvez um dos mais importantes dessa lista, ele faz um “mix” de utilidades, resolvendo problemas e facilitando sua produção.

Além disso, através dele, é possível configurar opções referentes à estrutura, ao arquitetônico, topografia e graficação do projeto.

Bem como, unir diversos elementos como vigas, pilares, pisos e paredes com pouquíssimos cliques.

Além de renumerar eixos, vagas de estacionamentos, pilares e vigas.

O plugin também possibilita criar taludes na sua topografia!

Como você pode ver, são ferramentas que vão te economizar um bom tempo projetando no Revit.

Atualmente, segundo o Autodesk App Store, este plugin conta com versões para o Revit de 2019 até 2022.

Lumion LiveSync para Autodesk Revit

Trouxemos também um plugin voltado para renderização e, se você trabalha com o Lumion, você vai se identificar.

Lumion LiveSync permite a criação de uma conexão direta e simultânea do Lumion com o Revit.

Ou seja, é possível configurar o seu modelo no Revit da maneira que desejar e instantaneamente verá como ficará no Lumion.

Legal, né?

Para poupar seu tempo e deixar o seu projeto o mais real possível, esse plugin é muito interessante, já que permite trabalhar com as volumetrias, sombras, texturas, materiais e outras funções de uma maneira prática.

Atualmente, segundo o Autodesk app store, esse plugin conta com as versões para o Revit de 2018 até 2022.

Leia também: 10 dicas de como ser um bom arquiteto

Room Finishing

Às vezes, pode ser um pouco cansativo criar os detalhes arquitetônicos de salas, quartos, lojas, entre outras. Concorda?

Por conta disso, o Room Finishing vem com a intenção de facilitar a sua vida quando se trata desses detalhamentos.

Bem como, permite criar automaticamente rodapés ou pisos acabados em torno de qualquer ambiente.

Claro que para a criação dos mesmos, antes, você terá que criar um tipo de parede para rodapés, e um tipo de piso para acabamentos.

De qualquer forma, essa ferramenta ajuda a poupar um bom tempo na hora de detalhar qualquer ambiente.

As versões compatíveis com o Revit vão desde 2018 até 2021.

CADtoEarth para Autodesk Revit

Este plugin traz uma conexão direta entre o Revit e o Césio, que nada mais é que uma plataforma de mapeamento geoespacial 3D para criação de globos virtuais.

Ou seja, você consegue tirar informações para o seu projeto de qualquer lugar do mundo, uma vez que já tenha sido feito o mapeamento do local.

Além do plugin permitir exportar o seu modelo para o Césio, o inverso também é possível! Ou seja, sinta-se livre para importar uma seção da superfície para utilizar como topografia na sua modelagem.

Criar volumetrias do entorno também se torna mais fácil utilizando essa ferramenta, uma vez que o Césio utiliza mapeamento geoespacial 3D.

Até o dia dessa postagem, o CADtoEarth conta com versões para o Revit de 2019 até 2021.

pyRevit

guia pyRevit
Guia pyRevit

O único plugin da lista que não está na loja da Autodesk é o pyRevit, mas se mostra um aplicativo muito forte neste meio.

Acessando a guia do plugin, você verá que uma infinidade de ferramentas estará disposta em suas mãos! A dica é explorá-las para descobrir todos os detalhes.

Porém, vale ressaltar a criação de hachuras mais complexas de uma maneira mais simples.

Bem como, a permissão de criação das suas próprias ferramentas utilizando a linguagem Python.

Além disso, através da ferramenta Sheets é possível que criar diversas pranchas de uma só vez, sem a necessidade de criar uma por uma.

Bem como, a ferramenta é o Match que funciona de forma similar a ferramenta Propriedade de tipo de correspondência do Revit.

Por outro lado, ao invés de alterar as propriedades do tipo, ele compartilha os gráficos de um elemento para outro.

planilha de calculo orçamento projeto

Somando-se à essas, outra ferramenta curiosa que o plugin traz é o Who did that??”. Nela, é possível tomar conhecimento de quem alterou o projeto. Interessante, não é mesmo?

Ou seja, se você trabalha em um grupo de modelagem e percebeu que alguém movimentou um elemento indevidamente, através dessa ferramenta é possível saber quem o fez. Curioso né?

Agora, se o seu arquivo está muito pesado, através da ferramenta Wipe você consegue fazer uma limpeza muito mais detalhada. E quando dizemos “detalhada”, é porque é bem detalhada mesmo!

Como resultado, essas são só algumas das ferramentas que o pyRevit proporciona. Além delas, existem ferramentas relacionadas à impressão, marcadores de origem, filtros, sincronização de visualização, legendas, revisões, entre outras.

Porém, nos aprofundamos em apenas alguns deles. De contrapartida, você pôde ver o quão completo é este plugin na prática!

Baixe e aproveite!

Conclusão

Em conclusão, esses são apenas alguns dos plugins para Revit mais importantes que nós recomendamos para vocês.

Existe uma infinidade de outros aplicativos que você pode vir a utilizar no seu Revit. Sinta-se livre para descobrir o que é mais útil para você.

Como você pode ver, cada um dos plugins tem suas funcionalidades, otimizando seu tempo e produtividade em determinadas áreas.

Aprender BIM (Building Information Modeling) se tornou algo necessário para você ter uma carreira profissional de qualidade. Principalmente BIM para arquitetos e engenheiros.

Agora, se eu puder indicar os dois plugins mais interessantes, destaco o pyRevit e o Onbox App como os mais completos dessa lista.

Mas não se engane! Todos tem o seu valor. Tome conhecimento de todos, baixe se necessário e explore as ferramentas de cada um deles.

Por fim, lembro que é através dessas ferramentas que podemos ver a importância da metodologia BIM e como ela está evoluindo.

Por isso, busque sempre aperfeiçoar as suas habilidades!

No mais, esperamos que tenham gostado da lista e que façam bom uso das ferramentas apresentadas.

Se você ficou com alguma dúvida, deseja acrescentar algo ou algum plugin que não foi mencionado, comente aqui em baixo. Quem sabe em breve não trouxemos outra lista.

curso revit direto ao ponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *