como começar a utilizar bim

Como começar a utilizar BIM

Como começar a utilizar BIM

Quando iniciamos nossos estudos em BIM, temos que ter em mente que esse termo se refere a uma metodologia de processo de projeto.

Uma vez que é utilizado por todo o ciclo de vida de uma edificação, desde o primeiro contato com o cliente até uma restauração ou demolição do edifício.

Dito isso, deve-se ter em mente que no momento que você decidir implementar essa metodologia, seja no seu escritório ou um profissional autônomo, é necessário entender que o BIM está apoiado em três pilares conceituais primordiais.

São eles: tecnologias, processos e pessoas. No decorrer desse artigo, vou explicar cada um desses três pilares.

A fim de fornecer uma compreensão básica de como começar a utilizar o BIM.

Como iniciar a utilizar BIM
Imagem: pilares da metodologia BIM.

Tecnologias

O primeiro passo é buscar quais ferramentas de modelagem você irá utilizar para realizar o projeto.

Ao implementar o BIM, é necessário ter em mente os requisitos de software e hardware que serão usados.

Pois, o uso de tecnologias BIM expande o escopo dos serviços que podemos fornecer como arquitetos.

Uma vez que a transição do desenho CAD para a modelagem BIM é concluída.

Lembrando que já falamos em outro artigo sobre os níveis de maturidade BIM, clique aqui para entender e conhecer cada um deles.

Qual programa escolher?

Atualmente, existem mais de 200 programas BIM, mas vamos focar em duas ferramentas de modelagem que se destacam no mercado, que são o Autodesk Revit e o ArchiCAD da Graphisoft.

Cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas de modo geral, ambos são capazes de desenvolver qualquer tipo de projeto que tenhamos que realizar.

Dito isso, é necessário também levar em consideração na escolha da ferramenta, os outros membros da equipe de projeto.

Visto que os programas precisam ser interoperáveis, ou seja, eles precisam conversar entre si.

Dessa forma, existem alguns pontos que devem ser considerados na escolha de utilizar Revit ou ArchiCAD.

É importante considerar o sistema operacional a ser usado, uma vez que o Revit atualmente é executado apenas em sistemas operacionais Windows.

Enquanto o ArchiCAD tem a opção de ser utilizado no Windows e no MAC.

Além disso, é aconselhável prestar atenção à versão do software, já que o Revit não possui compatibilidade bidirecional.

Ou seja, o Revit 2018 não pode abrir um arquivo que foi salvo no Revit 2019, o que pode gerar contratempos se outros membros da equipe estiverem trabalhando com uma versão diferente.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, é necessário ter um BEP, Plano de Execução BIM bem definido.

Em termos de hardware, softwares de modelagem tendem a consumir muita memória RAM, então quanto mais você puder ter, melhor.

Para conhecer os requisitos mínimos de hardware recomendados para cada um desses softwares, clique no link para saber sobre o Revit ou ArchiCAD.

Processos

Como dito anteriormente, o processo de implementação de BIM deve acontecer gradualmente, seguindo os níveis de maturidade.

O trabalho de implementação de tecnologias BIM para fluxos de trabalho e processos em arquitetura começa definindo os objetivos a serem atingidos com a implementação, uma vez que eles variam dependendo da empresa ou pessoa.

Nesse contexto, temos o BIP, que é o Plano de Implementação BIM, onde deve estar contido os processos, estágios e objetivos, estratégias e abordagens no desenvolvimento, diagnóstico e análise de organizações.

Portanto, é necessário ser realizado de forma gradual e ordenada, pois existem vários níveis de adoção.

E nesse processo, é adequado, de preferência, contar com o auxílio de um consultor ou profissional nesta área.

Posteriormente a definição dos objetivos da implementação, deve ser considerado o impacto na produtividade que a modificação dos processos terá.

Ou seja, na prática isso geralmente considera tempos de treinamento e curvas de aprendizado de softwares.

Outro ponto a considerar é a curva de aprendizagem. E uma das chaves para otimizá-la é realizar um projeto beta, que deve estar alinhado com o perfil dos projetos desenvolvidos pelo profissional ou empresa.

Visto que seu objetivo é servir como ponto de partida para gerar conteúdo, fluxos e detectar pontos de melhoria antes de generalizar o uso da metodologia BIM nos demais projetos.

Além disso, este projeto beta é geralmente um bom ponto de partida para gerar documentação interna de requisitos e padrões de modelagem a serem cumpridos na empresa.

Pessoas

O terceiro ponto é entender qual o tipo de projeto será projetado e quais os membros são necessários para a equipe de projeto.

Visto que ou você vai usar o BIM do ponto de vista de um profissional independente ou de um escritório de arquitetura ou construção.

Dessa forma, o processo de adoção envolve entender quais tecnologias são utilizadas e como elas afetam o processo de bem ou mal o desenvolvimento de projetos.

Neste contexto, é importante entender quais os tipos de projetos serão realizados, já que pode-se utilizar diferentes ferramentas para cada trabalho.

Também é necessário considerar o perfil das pessoas que usarão a tecnologia.

Por exemplo, o caminho de aprendizagem de um profissional que desenvolve projetos de arquitetura será diferente daquele de um profissional que gerencia ou revisa os projetos.

Assim, nem todos os membros de uma equipe precisam aprender a usar as mesmas ferramentas ou com o mesmo grau de profundidade.

Portanto, o caminho de aprendizado está diretamente relacionado a ferramenta BIM que usaremos para desenvolver nossos projetos sob esta metodologia.

3 comentários em “Como começar a utilizar BIM”

  1. BOA NOITE. VOU INICIANDO COM MINHA INFORMAÇÕES PROFISSIONALISMOS ; HOJE COM 56 ANO E MIM PERGUNTO VARIA APENA APRENDER O USA ESSA TECNOLOGIA? FORMAÇÃO TÉCNICA EM
    ELETROTÉCNICA, DESDE MEU 16 FUI CHAMADO DE ELETRICISTA, MIM APRIMORAREI BASTANTES , HOJE TRABALHO COM ESSA ESPECIALIZAÇÃO E MAS COMO BOMBEIRO HIDRÁULICO E ATUO EM ÁREA CIVIL EM TODA ESSA ÁREA , SEI USAR FERRAMENTAS . E GERENCIO ELA; VALE APENA MUNDA RADICALMENTE E QUANTO TEMPO PARA EU APRENDER E DESENVOLVER PROJETOS

    1. O BIM veio pra gerir melhor toda a informação pertinente para uma obra. A atualização profissional é sempre importante para seguir o que o mercado pede. Como você já atua profissionalmente, o que será necessário é uma adaptação do seu modo de trabalho para o BIM, mas é necessário entender quais os pontos que você está disposto a encarar, visto que o processo é relativo a todo o ciclo de vida de uma edificação.

  2. Pingback: Saiba criar escada no Revit: Caracol e simples | Utilizando BIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *