o que é o plano de execução de projeto

O que é o Plano de Execução do Projeto?

O que é o Plano de Execução do Projeto?

O Plano de Execução do Projeto, PEP, é o guia utilizado pela equipe do projeto, com o objetivo de entregar os resultados acordados do empreendimento.

Visto que ele deve descreve as responsabilidades da equipe e as principais partes interessadas no desenvolvimento e execução.

Ou seja, trata-se de um documento elaborado durante a fase de estudo de viabilidade do projeto, mas com vistas à gestão durante a fase de implementação do mesmo.

Portanto, é muito importante esse entendimento e envolvimento do maior número de pessoas que atuarão de fato na fase de construção, as pessoas que estão ligadas a obra, bem como, ter experiência em execução para a elaboração desse tipo de documento.

Por que fazer o PEP?

O PEP é desenvolvido para expandir o Plano de Negócios do empreendimento especificando procedimentos operacionais de gestão no dia-a-dia e os planos de controle.

Portanto, deve ser incluso itens como o plano de projeto detalhado, procedimentos de comunicação e progresso, calendários de recursos, planejamento e gestão de risco, procedimentos de qualidade, aquisições de produtos e serviços estratégicos e planos de desenvolvimento de fornecedores e orçamentos de projetos.

Dessa forma, o documento deve permitir o acompanhamento do que tem sido feito para completar as atividades do projeto.

Bem como, deve-se entregar os resultados esperados de acordo com o que foi preestabelecido.

O que é o Plano de Execução BIM?

Em primeiro lugar, todo projeto, independente da área que esteja sendo executado, precisa de um planejamento.

Desse modo, O BEP, BIM Execution Plan (em português, Plano de Execução BIM), ou BIM Mandate é o desenvolvimento de um plano, criado para facilitar o gerenciamento de informações de um projeto BIM (Building Information Modeling).

Assim, define-se como um documento elaborado pelos fornecedores (escritórios de arquitetura ou engenharia, por exemplo) para explicar e detalhar como os aspectos de modelagem das informações de um projeto serão realizados.

Quando desenvolver o PEP?

A aprovação para continuar a desenvolver o PEP geralmente é obtida a partir da aceitação ou aprovação de uma fase anterior.

Como, por exemplo, após o briefing ou projeto de negócios. Ou seja, o Plano de Execução do Projeto amplia as propostas desenvolvidas nesses documentos.

A fim de documentar as atividades diárias da equipe operacional, controle para ser empreendido pela equipe do projeto e ganho de aceitação por parte do empreendedor, dono do projeto.

Documento gerado

plano de execução do projeto
Imagem: pontos abordados no PEP.

O que você vai ter quando terminar é o Plano de Execução do Projeto concluído, aguardando a aceitação por parte do dono da obra.

Assim, o projeto estará mapeado e pode-se continuar a execução das atividades do empreendimento de uma forma consistente.

O documento deve ter sua primeira versão elaborada durante a fase de estudo das alternativas do projeto, parte conceitual.

Entretanto, nos casos em que as alternativas exigem formas muito distintas de gestão e que esta gestão terá peso na escolha da melhor alternativa, recomenda-se desenvolver um PEP para cada alternativa estudada.

Senão, o PEP normalmente é desenvolvido para a alternativa recomendada.

Durante a fase de definição do projeto, o documento deve ser revisado, devendo tomar forma final e ser emitido juntamente com toda a documentação para aprovação do projeto.

Portanto, o PEP é dinâmico, o documento deve ser revisto e alterado para atender as condições alteradas durante a vida útil do projeto.

Dessa forma, ele é uma ferramenta que os gestores têm para orientar tomadas de decisões e disseminar para a equipe do projeto o que foi planejado e aprovado pela alta direção da empresa.

Pois, o PEP traz diretrizes que deverão ser desdobradas em procedimentos pelas contratadas.

Como é um documento aprovado pelo acionista, suas revisões devem ser feitas com cuidado e submetidas à aprovação de níveis superiores.

Toda mudança deve ser controlada e comunicada aos envolvidos no projeto. Não devem constar no PEP informações estratégicas e sigilosas.

O estudo de viabilidade não é parte integrante do PEP, é o contrário, o PEP geralmente faz parte do estudo de viabilidade.

Aplicação

O Plano Executivo do Projeto reúne a documentação de outros planos e gerada por diversas áreas dentro do empreendimento e da empresa executora.

Dessa forma, sua função agregadora é fundamental para alinhamento dos objetivos empresariais.

Ou seja, o PEP é um documento conciso, vivo, dinâmico, contendo somente informações precisas e selecionadas.

Pois, fornece ferramentas e uso de gráficos e infográficos, tabelas e apresentação visual diferenciada que organiza os dados de forma amigável.

Portanto, precisa ser de fácil consulta, interpretação e revisão, evitando modelo unicamente textual, que acaba se tornando entrave para os seus usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *