normas de arquitetura

Principais normas de arquitetura

As normas de arquitetura são de extrema importância para qualquer profissional – ela é sua companheira de profissão. Nelas, você consegue compreender critérios e parâmetros para cada ocasião relacionado a um projeto e/ou construção.

Contudo, de tempos em tempos você pode notar que essas normas de arquitetura são atualizadas, seja por estar ultrapassada, para gerar menos conflito, ou até mesmo para atualizar algo. Hoje, traremos de forma atualizada, as 5 principais normas de arquitetura que serão essenciais para você e seu projeto, bem como 3 normas em forma de bônus.

Veja abaixo quais são elas!

Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos

ABNT NBR 16636:2017/2020

A NBR 16636 tem como objetivo estabelecer as diretrizes e procedimentos gerais para a produção e aplicabilidade das principais etapas para a elaboração e o desenvolvimento dos serviços especializados de projetos técnicos profissionais, urbanísticos e arquitetônicos.

Nesse sentido, ela foi dividida em três partes: a primeira diz respeito sobre diretrizes e terminologias (NBR 16636-1:2017), a segunda parte é sobre projeto arquitetônico (NBR 16636-2:2017), e a última parte da norma, que entrou em vigor em 2020, trata sobre projeto urbanístico (NBR 16636-3:2020).

Reforma em edificações

ABNT NBR 16280:2015

Apesar da NBR 16280:2015 ser uma norma de poucas páginas, ela é de extrema importância pois aborda as reformas em edificações. Nela, são estabelecidos os requisitos de gestão de processos, projetos, execução e segurança.

Ou seja, você consegue ver uma lista com todos os procedimentos e requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou unidade.

Nela, são incluídos os meios principais para:

  1. Prevenção de perda de desempenho decorrente das ações de intervenção ferais ou pontuais no sistema elementos ou componentes da edificação;
  2. Planejamento, projetos e análises técnicas de implicações da reforma na edificação;
  3. Alteração das características originais da edificação ou de suas funções;
  4. Descrição das características da execução das obras de reforma;
  5. Segurança da edificação, do entorno e de deus usuários;
  6. Registro documental da situação da edificação, andas da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma;
  7. Supervisão técnica dos processos e das obras.

Normas de arquitetura relacionadas à acessibilidade

ABNT NBR 9050:2020

Uma das normas mais conhecidas no âmbito da arquitetura é a NBR 9050:2020. E devido à recente atualização na norma, nós trouxemos a pouco tempo aqui no blog, um conteúdo explicando as principais alterações envolvidas.

É nesta norma que são estabelecidos critérios e parâmetros técnicos referente a acessibilidade que devem ser observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação em geral e de edificações.

Ou seja, você pode encontrar aqui questões relacionadas a dimensionamento de portas, elementos gráficos, inclinações de rampas, escadas, sinalizações, entre muitos outros.

Edificações habitacionais – Desempenho

ABNT NBR 15575:2013

A NBR 15575:2013 diz respeito as edificações habitacionais. Porém, para que haja melhor compreensão, ela é dividida em 6 partes. São elas:

1 – NBR 15575-1:2013 – Requisitos gerais – Essa parte estabelece os critérios e requisitos gerais de desempenho às edificações habitacionais como um todo.

2 – NBR 15575-2:2013 – Requisitos para sistemas estruturais – Como o título já diz, essa parte trata exclusivamente dos critérios e requisitos voltados ao sistema estrutural das edificações habitacionais.

3 – NBR 15575-3:2013 – Requisitos para sistemas de piso – Essa parte fala exclusivamente dos critérios e requisitos voltados ao sistema de piso das edificações habitacionais.

4 – NBR 15575-4:2013 – Requisito para sistemas de vedações verticais internas e externas (SVVIE) – Por outro lado, essa etapa discorre exclusivamente sobre os critérios e requisitos voltados ao sistema de piso das edificações habitacionais ou de seus elementos.

5 – NBR 15575-5:2013 – Requisitos para sistemas de cobertura – Seguindo, essa etapa estabelece os critérios e requisitos referente a sistemas de cobertura para edificações habitacionais como um todo.

6 – NBR 15575-6:2013 – Requisitos para os sistemas hidrossanitários – Por fim, a ultima parte da norma se trata dos critérios e requisitos que se aplicam ao sistema hidrossanitário das edificações habitacionais.

Representação de projetos de arquitetura

ABNT NBR 6492:1994

Para que os projetos arquitetônicos tenham uma melhor compreensão, foram criadas condições e parâmetros específicos. E é na NBR 6492:1994 que você encontra essas exigências, ou seja, nela você encontra especificações que falam sobre elementos gráficos, tipo e formato do papel, escalas, tipos e espessuras de linhas, tipos de letras e números, indicações de fachadas, elevações, cortes, níveis, entre outros.

Bônus

Projeto de estruturas de concreto – Procedimentos

ABNT NBR 6118:2014

Entretanto, entrando um pouco na área de engenharia, esta norma discorre sobre os requisitos básicos exigíveis para projetos estruturais que utilizam concreto simples, armado e protendido.

Todavia, são excluídas aquelas que se empregam quaisquer outros tipos de concreto, como leve ou pesado.

Projeto de estruturas de madeira

ABNT NBR 7190:1997

Por outro lado, esta norma estabelece condições que você deve seguir na hora de executar e controlar estruturas de madeira, como pontes, coberturas, pisos, etc.

Acessibilidade – Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação

ABNT NBR 16537:2016

Conversando com a NBR 9050, que também trata de acessibilidade, esta, todavia, estabelece critérios e parâmetros técnicos relacionados a instalação e sinalização tátil no piso, seja para construção ou adaptação de um edifício.

Conclusão

Por fim, podemos observar que essas são só algumas das normas que julgamos importante. Na verdade, existem diversas outras que podem variar de acordo com cada projeto. Assim, é sempre importante estar atento a todas as especificidades do seu projeto.

Vale ressaltar que em muitos casos, uma NBR menciona outra e vice-versa, com o objetivo de não causa conflito de informações.

Em certos casos, como na NBR 9050, é de extrema importância que ela seja visualizada com cores, já que é uma norma que utiliza dessa condição como solução de acessibilidade.

E aí, curtiu o post, já conhecia ou usou essas normas? Caso a gente não tenha falado sobre alguma que você considera importante, deixe sua opinião nos comentários. Quem sabe não geramos um outro post com novas normas?

Fonte

CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo
ABNT Catálogo

e-book dimensões do BIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *