o que é as built na construção civil

O que é as built na construção civil?

O que é as built?

Antes de mais nada, este termo é muito utilizado na área da construção civil. Originalmente, “as built” é uma expressão inglesa e pode ser traduzida para o português em “como construído”.

Portanto, essa é uma etapa após a construção de uma edificação, LOD (Nível de desenvolvimento) 500, que engloba a verificação e o levantamento de todas as informações e características pertinentes do projeto.

Como é feito?

Inicialmente, o trabalho consiste na retirada das dimensões de todos os ambientes e elementos que foram previstos nos projetos para a construção e, posteriormente, é atualizada a versão digital, modelo BIM (Building Information Modeling).

Na sequência, são gerados desenhos técnicos que irão representar a atual situação dos elementos arquitetônicos, estrutural, instalações elétricas, hidráulicas, etc.

Dessa forma, cria-se um registro das alterações ocorridas durante a obra, facilitando a manutenção de futuras intervenções.

projeto e execução bim
Imagem: comparação entre projeto e execução.

Tradicionalmente, o processo de as built é longo, manual e as vezes impreciso. Com a união da tecnologia BIM e do laser scanning, é possível recuperar a forma de edifícios existentes com alto grau de precisão.

Assim, o Revit, desde sua versão 2012, já possui essa interface de importação de nuvem de pontos.

Tecnologia

Atualmente, é através do equipamento laser scanner que podemos capturar digitalmente a forma dos objetos físicos usando uma linha de luz laser.

Assim, cria-se “nuvens de pontos” de dados a partir da superfície de um objeto.

Ou seja, o escaneamento a laser 3D é uma maneira de capturar o tamanho e a forma exata de um objeto físico como uma representação tridimensional digital.

laser scanning as built
Imagem: nuvem de pontos do levantamento de uma edificação utilizando laser scanner.

As built e a norma brasileira

A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, criou a NBR, Norma Brasileira, número 14645: Elaboração do ‘como construído’ (as built) para edificações, e a dividiu em três partes:

  • Parte 1: Levantamento planialtimétrico e cadastral de imóvel urbanizado com área até 25 mil m², para fins de estudos, projetos e edificação; 
  • Parte 2: Levantamento planialtimétrico – Registro público;
  • Parte 3: Levantamento planialtimétrico – Locação topográfica e controle dimensional da obra.

Classificação

Inicialmente, quando estamos projetando uma nova edificação, temos vários projetos envolvidos.

Do mesmo modo, quando vamos realizar o as built, temos que fazer o levantamento de todos esses projetos, dos quais destaco:

  • Arquitetônico: levantamento das áreas internas e fachadas da edificação, considerando os materiais utilizados nos elementos, como: parede, piso, telhado, esquadrias, etc;
  • Hidráulico: verificar as instalações hidráulicas da edificação, como: água quente e fria, esgoto e captação pluvial. Conferir também, o posicionamento e medidas das tubulações;
  • Elétrico: confirmar a localização e distribuição das instalações elétricas junto ao quadro de distribuição, bem como a entrada de energia e se a demanda que foi instalada é compatível com a ofertada.

Exemplo de utilização do as built

Um exemplo de onde podemos utilizar as built é quando um novo espaço comercial será construído ou quando vamos fazer uma reforma em uma residência.

Portanto, será necessário verificar as questões técnicas com as instalações in loco, para depois começar o novo projeto.

Desse modo, caso a parte técnica esteja realmente representando como está a edificação atualmente, as instalações que estão por dentro das paredes, por exemplo, poderão ser alcançadas com mais facilidade.

Assim, não será necessário quebrar mais do que o previsto em projeto.

projeto bim
Imagem: exemplo de projeto realizado em BIM através do software Revit.

Ficou alguma dúvida? Comente aqui em baixo!

2 comentários em “O que é as built na construção civil?”

  1. Pingback: O que é LOD em um projeto BIM? | Utilizando BIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *