Tipos de Fundações rasas e suas características

Entender o que são Fundações Rasas é essencial para o setor da construção civil. Afinal, quais são seus tipos? Quais são as suas características?

Essa é uma dúvida comum entre muitos estudantes e profissionais da área. Por isso, preparamos este artigo para acabar de vez com as suas dúvidas.

O que são Fundações Rasas?

De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Dentre esse tipo de fundação, podemos encontrar as sapatas, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação ou baldrame, os blocos e as sapatas corridas.

Para escolher o tipo de fundação, alguns aspectos apresentam papéis importantes na hora da decisão. Entre esses fatores, podemos destacar a carga da edificação, a profundidade da camada resistente do solo, o custo do método executivo, o prazo de execução, entre outros.

Agora que você já sabe os tipos fundação e os seus fatores de influência, é hora de conferir os detalhes de cada um deles!

Sapatas

As sapatas de fundação são elementos de concreto armado em que geralmente apresentam uma planta retangular, quadrada ou trapezoidal.

Elas são dimensionadas para que as tensões de tração que atuam sobre a fundação sejam resistidas pela armadura, e não pelo concreto.

Por outro lado, esse tipo de fundação rasa atua sobre uma capacidade de carga baixa a média. Por isso, é recomendada para regiões com solos estáveis e com boa resistência nas camadas superficiais.

Ou seja, algumas das vantagens desse tipo de fundação é o baixo custo, a rapidez de execução e a capacidade de construção sem ferramentas e equipamentos especiais.

Além disso, as sapatas podem ser divididas em isolada, corrida, associada alavancada. Confira as diferenças!

Sapata isolada

A sapata isolada é um dos tipos de fundações mais simples e usuais na construção civil.

sapata isolada
Sapata isolada: perspectiva / planta / vista lateral

Em outras palavras, ela é dimensionada para receber e suportar a carga de apenas um pilar ou coluna, sendo de formato retangular, quadrado, circular, etc.

Sapata corrida

Por outro lado, a sapata corrida é utilizada para suportar as cargas vindas de elementos contínuos, como muros, paredes e outros elementos alongados. Logo, são elas que distribuem linearmente as cargas para a sapata.

sapata corrida
Sapata corrida perspectivada

Sapata associada

A sapata associada ou radier parcial é quanto dois, ou mais, pilares compartilham de uma mesma sapata.

sapata associada
Sapata associada perspectivada

Elas são recorrentes, por exemplo, quando duas sapatas isoladas ficam muito próximas uma da outra. Ainda, são utilizadas de forma que não haja influencia entre as mesmas. Ou seja, por sobreposição, ou estruturalmente.

Sapata alavancada

Já a sapata alavancada ou com viga de equilíbrio é empregada quando não coincidem a base da sapata com o centro de gravidade do pilar, seja por estar próximo a algum obstáculo ou divisa.

sapata alavancada
Sapata alavancada: planta / vista lateral

Assim, é criada uma viga entre duas sapatas para suportar o momento fletor gerado pela excentricidade.

Bloco

O bloco é um tipo de fundação de concreto que, segundo a NBR 6122/2010, dispensa o uso de armadura, já que as tensões de tração atuantes nesses elementos podem ser resistidas pelo concreto devido ao seu dimensionamento.

bloco
Bloco

Contudo, esse tipo de fundação é recomendado para obras pequenas e que tenham solos com boa capacidade de suportes, podem ser realizados com concreto simples, ciclópico ou usinado.

Radier

radier nada mais é do que uma grande placa ou laje de concreto armado que faz contato direto com o solo, abrangendo todos os pilares e paredes da edificação.

Todavia, esse tipo de fundação rasa é usada geralmente em obras de pequeno porte.

radier
Radier perspectivado

É recomendada a execução dela quando a área das sapatas ocupa cerca de 70% da área coberta pela construção, ou quando se deseja reduzir os recalques diferenciais ao máximo.

Algumas vantagens são o baixo custo, redução de mão de obra e rapidez na execução.

Viga de fundação ou baldrame

A viga de fundação ou baldrame é uma fundação que recebe a carga de vários pilares linearmente, contornando toda a edificação.

viga de baldrame
Viga de fundação ou baldrame

Entretanto, o que difere de uma sapata corrida é que neste caso, o baldrame é utilizado para edificações de baixo peso estrutural e solos mais firmes.

Já a sapata corrida é indicada para cargas maiores e onde o solo exige algo mais estruturado.

Conclusão

Por fim, as fundações rasas, superficiais ou diretas, são utilizadas sobre solos firmes, com construções de pequeno até médio porte. Mas vale destacar que isso tudo pode variar conforme a carga da edificação.

Se você tiver algum dúvida, deixe um comentário ou entre em contato conosco!

tipos de sapatas
Fonte: Blog pra construir
  • Sapatas: pontuais ou lineares, utilizam concreto armado
  • Blocos: compostos apenas por concreto
  • Radiers: laje no formato da edificação, que recebe a carga e transmite direto ao solo
  • Vigas de Fundação: vigas que percorrem o perímetro da edificação e unem a estrutura como um todo, recebendo as cargas dos pilares.

Fontes consultadas

Raquel. Fundações Rasas. Portal Educação. Disponível em: <https://bit.ly/373GtJe>. Acesso em: 28 de julho de 2020.

PEREIRA, Caio. Fundações Rasas ou Superficiais. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/3787n2K>. Acesso em: 28 de julho de 2020.

VOITILLE, Nadine. Fundações Rasas, Superficiais ou Diretas. Clique Arquitetura, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/2FubV89>. Acesso em: 28 de julho de 2020.

RIBEIRO, Marcel. Saiba quais são os principais tipos de fundação. Mais Controle, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3k0bCAW>. Acesso em: 28 de julho de 2020.

Normas técnicas

NBR 6122/2010 – Projeto e Execução de Fundações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *