bim 6d sustentabilidade capa

Guia completo: BIM 6D sustentabilidade

Os “D’s” do BIM

Nesta sequência de artigos, estamos explicando sobre os “D’s” do BIM. Já falamos sobre o BIM 3D modelo tridimensional, BIM 4D cronograma e planejamento, BIM 5D orçamentação e agora sobre BIM 6D: sustentabilidade.

Quando e como surgiu?

Primeiramente, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972 em Estocolmo, Suécia, o conceito de desenvolvimento sustentável foi reconhecido internacionalmente.

Dessa conferência, a comunidade internacional adotou a teoria de que o desenvolvimento do meio ambiente e o socioeconômico, tratados até então como questões separadas, podem ser geridos de uma forma mutuamente benéfica.

Posteriormente, em 1983, foi estabelecida a Comissão Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Essa comissão ficou encarregada de investigar as preocupações levantadas nas décadas anteriores acerca dos impactos das atividades humanas sobre o planeta.

Do mesmo modo, focou em como os padrões de crescimento e desenvolvimento poderiam se tornar insustentáveis caso os limites dos recursos naturais não fossem respeitados.

Logo depois, como resultado desta investigação, foi publicado em 1987 o Relatório “Nosso Futuro Comum“.

Esse documento ficou conhecido como Relatório Brundtland, em referência a Gro Harlem Brundtland, ex-primeira ministra norueguesa e médica que chefiou a comissão da ONU, Organização das Nações Unidas, responsável pelo trabalho.

Ou seja, o Relatório Brundtland formalizou o conceito de desenvolvimento sustentável e o tornou conhecido do público.

Conceito de desenvolvimento sustentável

“Satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Esse é o conceito de desenvolvimento sustentável, que se tornou o fundamento da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992.

Esse encontro foi um marco internacional, reconhecendo o tema como o grande desafio naquele tempo, que se propaga até a atualidade, e também marcou a primeira tentativa internacional de elaborar planos de ação e estratégias neste sentido.

Na verdade, o conceito de sustentabilidade pode ser analisado sob quatro pontos de vista diferentes:

  • Ambiental: a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos;
  • Cultural: leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais, como são construídas e tratadas as relações com outros povos a curto e longo prazo, com vista à criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais;
  • Econômica: conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais;
  • Social-política: orientada para o desenvolvimento humano, a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como a redução de conflitos sociais.
cidade sustentável e não sustentável
Imagem: cidade sustentável e não sustentável.

Relação entre sustentabilidade e construções

Primeiramente, adaptar o conceito de sustentabilidade a uma construção BIM, Building Information Modeling, e falar de projetos sustentáveis não é tão simples assim, sobretudo num contexto de inovação.

Nesse sentido, projetar de forma sustentável, BIM 6D, pode ser entendido como a quantidade de tecnologia (automação, instalações, dentre outros) existente num edifício, destinada a contribuir com a sustentabilidade.

Portanto, a adoção de uma metodologia para programar os processos e simplificar a gestão do edifício, permitirá tornar mais eficientes os processos analíticos envolvidos na avaliação do conceito de sustentabilidade de uma obra.

Dessa forma, é possível atrelar as informações do BIM 5D orçamentação às questões ligadas ao BIM 6D sustentabilidade.

ciclo do bim 3d ao bim 6d
Imagem: ciclo BIM: do 3D ao bim 6d

BIM 6D sustentabilidade

O BIM 6D, Modelagem da Informações da Construção da sexta dimensão, é vinculado ao processo de eficiência energética, obtendo obras mais inteligentes e sustentáveis.

Ou seja, são feitas as análises de eficiência energética, consumo de energia e pegada de carbono.

Ainda mais, contribuindo para a sustentabilidade e consequentemente para as diversas certificações existentes, que são os selos de construção sustentável.

Assim sendo, para essa análise, o modelo BIM 3D poderá se apresentar como massa conceitual, fase de estudos, ou com características mais avançadas, com detalhamento de elementos construtivos.

Dessa forma, a utilização dessa tecnologia, pode resultar em estimativas de consumo de energia mais completas e precisas no início do processo de projeto.

Também permite a medição e a verificação durante a ocupação do edifício e processos aprimorados para reunir lições aprendidas em instalações de alto desempenho.

análise do vento na edificação BIM 6D
Imagem: análise do vento na edificação, BIM 6D.

Green BIM

A utilização do BIM em conjunto com a criação sustentável e as técnicas de construção, associamos o BIM com o Green Building, chamado por alguns autores de Green BIM, ou BIM Verde.

Ou seja, o Green BIM ajuda os integrantes do projeto a tomar decisões informadas no início do processo de criação e permite um maior impacto sobre a eficiência e o desempenho de um projeto de construção.

construção sustentável
Imagem: exemplo de construção sustentável.

Conclusão

Portanto, a integração BIM com modelos de simulação 6D, sustentabilidade, ajuda a realizar análises de consumo de energia, e como benefício, leva a uma redução geral desse consumo.

Assim, podemos satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

4 comentários em “Guia completo: BIM 6D sustentabilidade”

  1. Pingback: Você conhece as dimensões do BIM?

  2. Pingback: Como fazer um projeto sustentável | Utilizando BIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *